4paper
 
Projetor : como escolher o seu home cinema?
Projetor : como escolher o seu home cinema? 18/Setembro/2021

Nem sempre é fácil escolher entre um projetor e uma televisão. Todavia, o crescimento dos projetores e a sua enorme qualidade veio mostrar que é um mercado apelativo. Mas, como devemos escolher o melhor home cinema para a nossa casa? Vamos dar todas as dicas neste artigo!

 

Home cinema em sua casa : ter o melhor projetor 

Se há anos atrás era algo impossível de imaginar, hoje em dia começa a ser bastante comum em muitas salas de estar, por vários motivos. Na verdade, só o facto de se conseguir ter imagens em tamanho grande mantendo a qualidade, é uma alegria para os olhos de toda a família.

De seguida, vamos abordar alguns fatores essenciais para escolher um bom home cinema. Porém, é importante realçar, que tudo vai depender da sua finalidade.

 

É necessário ter uma tela?

Antes de avançarmos para a escolha, devemos realçar que para garantir a melhor qualidade de imagem e retirar o melhor proveito de qualquer tipo de projetor ou mini projetor, o ideal é ter uma tela para transmitir a imagem. Isto porque, só numa tela é possível ajustar a temperatura da cor da imagem.

 

Como escolher o projetor para a sua casa ?

 

Conexões

Primeiramente, deve analisar quais as ligações disponíveis no projetor. Pois, é fundamental que tenha as mesmas do aparelho que vai colocar para passar a imagem.

A maioria dos projetores vêm com entradas HDMI e VGA, o que dá margem para conectar com a maioria dos aparelhos. Ainda assim, os modelos mais recentes já contam com  wi-fi, o que torna mais fácil a ligação e evita a chatice dos cabos.

 

Espaço e montagem do projetor

Na verdade, muitos espaços não são suficientemente amplos para colocar um projetor de cinema ou semelhante. Ou seja, o espaço para instalar um projetor deve ser bem pensado, tendo em conta distâncias e afins.

 

Lâmpada usada

Existem dois tipos de lâmpadas utilizadas nos projetores, ambas com diferentes durabilidades. Sendo assim, temos a lâmpada comum e a lâmpada em LED. No entanto, esta última é a melhor opção pelos seguintes fatores:

  • Não perde o brilho
  • Tem maior durabilidade
  • Os picos de energia não a danificam

Nós aconselhamos a lâmpada em LED para não perder rendimento a curto prazo, não perdendo qualidade de imagem e evitando a constante recalibração. Contudo, a escolha final é sempre sua.

 

Ruído da ventoinha do projetor

Muitas vezes passa despercebido, mas não deixa de ser um fator muito importante. É aconselhável que o projetor não faça muito ruído. Dessa forma, procure sempre um projetor com uma ventoinha silenciosa. Pois, caso fique perto de si, de certeza que não se vai sentir confortável ao assistir a um filme com o ruído de fundo a incomodar.

 

Resolução

Se procura investir num projetor de cinema, deve optar por soluções que transmitam em resolução 4K (3840 x 2160 px). Quanto melhor for a resolução, melhor será a qualidade da imagem e melhor será a visualização de filmes. Além disso, hoje em dia a maioria dos filmes já têm essa resolução.

Todavia, nem todos os projetores transmitem em 4K, alguns usam outros recursos para a simular.

 

Brilho

Normalmente o brilho do projetor é especificado da mesma forma que as lâmpadas comuns, em lumens. Sendo assim, quanto mais lumens o produto lhe oferecer, melhor. Porém, não existe um produto com padrão, o que pode variar a qualidade de brilho que oferece.

No entanto, deve comparar os projetores, mesmo que sejam da mesma marca. Pois, pode facilmente estar a visualizar qualidades diferentes e isso pode ter impacto na escolha final.

O conselho é encontrar um projetor 4K que ofereça acima de 1200 lumens. O que será suficiente para uma boa sala de cinema.

 

Contraste

Assim como o brilho, o contraste também é importante. Na verdade, é complicado aceder a um projetor que ofereça uma cor (preto) real, mas é essencial.

Contudo, os melhores projetores do mercado, são os que têm um baixo nível de preto real. Normalmente os projetores LCOS oferecem os melhores níveis de contraste.

Ao analisar as especificações, deve optar por um contraste de pelo menos 500:1.

© 2021 4paper - Todos os Direitos Reservados
desenvolvido por nível criativo